Propósito do Selo ABA
O Selo ABA é uma plataforma digital de impacto positivo cuja missão é identificar e selecionar os profissionais qualificados, certificados e habilitados a prestar os serviços de intervenção comportamental, através da ciência ABA.
O objetivo é fornecer aos pais, às escolas, às clínicas e interessados em geral uma maior segurança, transparência e qualidade na escolha dos profissionais que irão prestar serviços de intervenção comportamental a indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA) e deficiências relacionadas. Os consumidores dos serviços de saúde ABA – Análise do Comportamento Aplicada, no Brasil, estariam de certa forma um pouco mais protegidos.
Portanto, o nosso objetivo primordial é oferecer aos profissionais que atuam na intervenção em ABA um Selo que os certifique/qualifique facilitando assim por parte dos pais e das instituições de saúde e ou ensino uma seleção mais técnica e ética, dos profissionais que atuam com ABA.
O selo ABA possui 6 categorias:
De acordo com a literatura mais recente sobre ABA um serviço adequado tipicamente conta com os seguintes profissionais e respectivos requisitos:
Aplicador Técnico – AT (nível 1 e 2)
- Coletar dados da avaliação comportamental de habilidades e problemas de comportamento;
- Aplicar os programas e procedimentos da intervenção para o cliente;
- Coletar os dados para registro;
- Orientar a produção de materiais necessários para a aplicação de programas e procedimentos;
- Produzir materiais necessários para o programa;
organizar ambiente de aplicação garantindo a disponibilidade dos materiais necessários para implementar os procedimentos e realizar a coleta de dados; - Alimentar planilhas de dados conforme orientação do Analista do Comportamento;
- Entre outros.
- 2º Grau completo
- Nada consta criminal
- Cursos que possuam no mínimo 50 horas e que contemplem os seguintes conteúdos:
- Epistemologia ( ABA)
- Processos Básicos
- Estratégias de Ensino
- Noções de Avaliação
- Estratégias de Intervenção
- Ética Profissional
- 300 horas prática supervisionada – aplicação supervisionada (no mínimo uma hora a cada 20 horas de aplicação)
- Curso Superior nas áreas de Psicologia, Saúde ou Educação (demais áreas objeto de deliberação da coordenação).
- Nada consta criminal
- Cursos que possuam no mínimo 50 horas e que contemplem as seguintes matérias:
- Epistemologia (ABA)
- Processos Básicos
- Estratégias de Ensino
- Noções de Avaliação
- Estratégias de Intervenção
- Ética Profissional
- Comprovação de EDUCAÇÃO CONTINUADA de no mínimo 50 horas ( teórico) em até 1 ano perfazendo o total de 100 horas após 1 ano do recebimento do selo
- 400 horas práticas – aplicação supervisionada (no mínimo uma hora a cada 20 horas de aplicação)
Coordenador / Terapeuta ABA
- Coordenador (clínico ou domiciliar)
- Avalia o repertório comportamental com planejamento do supervisor;
- Trabalho local em clínica, supervisionado;
- Pode intervir no planejamento do caso mas precisa de supervisão.
- Terapeuta
- Trabalho individual supervisionado, que avalia e intervém diretamente.
- Nível superior reconhecido pelo MEC
- Nada consta criminal
- Pós-graduação em ABA ou cursos livres nas disciplinas com carga mínima de 12 horas para cada um dos seguintes temas:
- Epistemologia (ABA)
- Processos Básicos
- Estratégias de Ensino
- Noções de Avaliação (pelo menos um protocolo)
- Estratégias de Intervenção e Procedimentos de Ensino
- PEI e PIC
- Ética Profissional
- 500 horas prática como AT – aplicação supervisionada (no mínimo uma hora a cada 20 horas de aplicação)
- 200 horas comprovadas como coordenador
- Nível superior reconhecido pelo MEC
- Nada consta criminal
- Pós-graduação em ABA com 360 horas no mínimo:
- Avaliação Comportamental (pelo menos 30 horas com pelo menos um protocolo)
- Estratégias de Intervenção e Procedimentos de Ensino
- PEI e PIC
- Ética Profissional
- 500 horas prática como Aplicador ou como Terapeuta – aplicação supervisionada (no mínimo uma hora a cada 20 horas de aplicação) e ou como Terapeuta
Supervisor / Supervisor Master
- Escutar e Selecionar quais expectativas da família ou do indivíduo são compatíveis com a proposta a ser delineada;
- Descrever como uma intervenção comportamental pode ser realizada;
- Acolhida inicial com escola e equipe multidisciplinar;
- Coletar informações relevantes com a escola e equipe multidisciplinar para o delineamento da intervenção;
- Elaborar a avaliação comportamental de habilidades e problemas de comportamento;
- Implementar a avaliação comportamental de habilidades e problemas de comportamento;
- Planejar objetivos de intervenção que serão contemplados no currículo individualizado do cliente e implementados em diversos ambientes (clínico, casa, escola, trabalho, comunidade, etc.);
- Delinear procedimentos individualizados de ensino de habilidades, prevenção e redução de problemas de comportamento a serem implementados na intervenção;
- Definir a carga horária necessária para a implementação da intervenção;
- Confeccionar plano de intervenção comportamental do cliente;
- Orientar e revisar a confecção do plano de intervenção comportamental do cliente;
- Realizar devolutiva de avaliação e apresentação do plano de intervenção comportamental para os familiares e/ou responsáveis;
- Redigir documentos como pautas e atas de reuniões;
- Treinar equipe de intervenção comportamental e familiares a implementar os programas e procedimentos delineados para o cliente;
- Avaliar e dar feedback do desempenho da equipe de intervenção comportamental;
- Realizar orientação parental;
- Desenvolver um sistema de coleta e análise de dados.
- Entre outros.
- Ensino Superior nas áreas de Saúde e Educação (as demais áreas que não sejam consideradas saúde ou educação serão analisadas caso a caso)
- Nada consta criminal
- Cursos de pós-graduação com carga mínima de 360 horas, reconhecidos pelo MEC, com a exigência de comprovação dos seguintes temas:
- Epistemologia (ABA)
- Processos Básicos
- Estratégias de Ensino
- Noções de Avaliação (Pelo menos um protocolo)
- Estratégias de Intervenção e Procedimentos de Ensino
- PEI e PIC
- Ética Profissional
- Curso de 08 horas de supervisão
- 500 horas de prática como AT – aplicação supervisionada
- 400 horas como supervisor de caso
- Curso Superior nas áreas de Saúde ou Educação (demais áreas objeto de deliberação da coordenação)
- Pós-graduação stricto sensu em ABA ou que a tese da pós tenha sido em algum tema da Análise do Comportamento,
- Caso a pós-graduação stricto sensu não esteja focada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ou caso a tese não trate de algum aspecto relacionado à Análise do Comportamento, é necessário que o candidato obtenha uma pós-graduação lato sensu em ABA, com duração mínima de 360 horas, de uma instituição devidamente reconhecida.
- Nada consta criminal
- Curso de 8 horas de supervisão
- 500 horas prática – aplicação supervisionada – prática sendo supervisionada (No mínimo uma hora a cada 20 horas de aplicação)
- 700 horas como supervisor de caso