Skip to main content

O que é ABA

“ABA” é uma sigla para Applied Behavior Analysis que no Brasil é conhecida como Análise do Comportamento Aplicada.

ABA não é um método, mas sim um braço de uma ciência dedicada a oferecer soluções comportamentais para as demandas da sociedade, dentre elas, as necessidades das pessoas diagnosticadas com Autismo.

O nome ABA vem da sigla em inglês (Applied Behavior Analysis), ou seja, Análise Aplicada do Comportamento. Cada parte dessa sigla forma a base dessa atuação. A letra A de Aplicada (Applied) corresponde ao interesse nas demandas da nossa sociedade, sendo uma delas a atuação com pessoas autistas. A letra B (Behavior) de Comportamento diz respeito ao estudo de dados objetivos e acessíveis à prática de observação, evitando assim terminologias mentalistas/abstratas como inteligência, que poderia confundir os terapeutas e pesquisadores por falta de uma definição objetiva e mensurável. E por último a letra A de Análise (Analysis) diz respeito à busca de variáveis ambientais que possam controlar a ocorrência ou não de determinados comportamentos. Além dessas 3 dimensões, Baer, Wolf e Risley (1968) apresentam mais 4 dimensões (conceitualmente sistemática, tecnológica, efetiva e generalizada) que definem uma prática como ABA.

Na atuação da Análise Aplicada do Comportamento ao Transtorno do Espectro do Autismo, a ABA vem acumulando evidências sobre sua efetividade na educação de crianças com Autismo (WONG et al., 2013) e comparada com outras abordagens de ensino é a mais eficaz (HOWARD et al., 2014; DAWSON et al., 2012; EIKESETH et al., 2012). As intervenções em ABA devem ser contínuas e intensivas, variando entre 10 horas (Gomes et al, 2019) a 40 horas semanais (Lovaas, 1987) de acordo com a necessidade de cada pessoa, pois se trata de uma terapia individualizada. Essas intervenções produzem melhores resultados quanto mais cedo começarem as Intervenções (de preferência ainda na 1ª infância) (ROTTA; BRIDI FILHO; BRIDI, 2016).

Referências Bibliográficas

A condução de intervenções ABA por profissionais não-qualificados pode ser muito prejudicial ao desenvolvimento do seu filho.

Atualmente, há muitos profissionais oferecendo intervenções ABA, mas que não possuem qualificações mínimas para realizá-las. Sendo assim surgiu nosso Selo de Qualidade.